Caldic anuncia parceria exclusiva com Klabin para desenvolvimento de uma alternativa sustentável de Lignina para o mercado de Borracha

Inovação e Sustentabilidade: Caldic anuncia parceria exclusiva com Klabin para desenvolvimento de uma alternativa sustentável de Lignina para o mercado de Borracha

São Paulo, 04 de maio de 2023 – A Caldic, provedora de soluções e distribuidora de matérias-primas e especialidades, anuncia parceria exclusiva com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, para o desenvolvimento de uma alternativa sustentável para a produção de artefatos de borracha utilizando lignina.

Com o propósito ‘Because we care’, a Caldic tem o compromisso de cuidar do meio ambiente e inspirar soluções sustentáveis que reduzem os impactos de suas operações no planeta. Para atingir esse objetivo, a Caldic uniu-se com a Klabin, empresa com gestão orientada para o desenvolvimento sustentável e que participa ativamente da construção de um futuro renovável. Juntas, as empresas estão desenvolvendo um antioxidante base lignina Kraft para aplicações na fabricação de pneus, artefatos de borracha, correias e de calçados, que atua como antioxidante no processo de fabricação e envelhecimento do produto base borracha.


A proposta das empresas é desenvolver uma alternativa natural, sustentável e renovável que substitui o uso de antioxidantes sintéticos, reduzindo a pegada de carbono do processo de fabricação de produtos base borrachas em todos os segmentos de utilização.


A lignina é o segundo polímero de fonte renovável mais abundante na natureza e é extraída durante o cozimento da madeira.  Temos um enorme potencial de extração de produtos a partir da nossa principal matéria-prima, as árvores de florestas plantadas. Utilizar a lignina no processo de fabricação da borracha reitera as inúmeras possibilidades de fonte renovável que temos pela frente”, afirma Francisco Razzolini, Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin. “A Klabin tem como objetivo ser referência em soluções responsáveis e a inovação é um direcionador importante para a evolução dos nossos negócios. Encontrar parceiros como a Caldic nos permite otimizar ainda mais esses resultados”, complementa.


“A Klabin é a primeira empresa com gestão orientada para o desenvolvimento sustentável do portfólio da Caldic no mundo e este é um marco muito importante para nós. Na Caldic, estamos constantemente em busca de trazer mais inovação para nossas soluções e contribuir para um mundo mais sustentável, e a parceria com a Klabin no desenvolvimento de uma alternativa mais sustentável a base de lignina para o mercado de borracha eleva o nosso negócio para gerar ainda mais valor agregado aos nossos parceiros e oferecer novas tecnologias aos nossos clientes”, comenta Ricardo Verona, Head da Unidade de Negócios de Materials da Caldic no Brasil.